Skip to content
Abono Salarial PIS 2019 → Calendário PIS 2019 – 2020

Como consultar RAIS de um trabalhador

Esta querendo saber como consultar RAIS porque leu nossos artigos sobre o abono do PIS e viu que um dos requisitos para recebimento do benefício é que o seu empregador declare corretamente  seus dados na RAIS. Ou, ainda, você já tentou receber o benefício salarial e foi informado que houve algum equívoco neste documento, que fez com que seu saldo não fosse liberado.

consulta online da RAIS pelo número do PIS
▷ Aprenda a consultar RAIS online!

RAIS, PASEP, CAGED, PIS são apenas algumas das inúmeras siglas criadas para melhor organizar deveres e direitos trabalhistas.

O problema é que muitas vezes nem sequer sabemos o que essas siglas significam, gerando situações que acabam dificultando ao invés de simplificar.
Neste artigo indicaremos de maneira clara e eficaz as principais informações que você precisa saber sobre a RAIS e como consultar a sua. Começamos? 🙂

O que é RAIS?

RAIS é a abreviação de  Relação Anual de Informações Sociais, que nada mais é um documento eletrônico emitido pelo empregador com uma coleta de dados instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23/12/75.

A declaração RAIS serve para repassar  ao governo todas as informações a respeito dos empregados de uma empresa.

Traz, assim, número de admissões e demissões no ano, todos os recolhimentos de FGTS e PIS de cada empregado e informações sobre afastamentos, contribuições sindicais e locais de trabalho de cada empregado. É uma forma de controle da regularidade da situação de cada empresa.

🔎 É através desta declaração que se identificam quais trabalhadores têm direito ao abono salarial do PIS, por exemplo.

Quem é obrigado a declarar a RAIS?

Qualquer órgão que possua CNPJ ativo na Receita Federal está obrigado a entregar a declaração, inclusive profissionais autônomos que tenham mantido empregados, condomínios, cartórios e órgãos da administração pública.

O que é RAIS negativa?

Mas e se o empregador não possuir nenhum funcionário? É só deixar de declarar a RAIS?

É aí que entra a RAIS Negativa, para que os dados sejam mais precisos de quantos e quais empregadores, de fato, não possuem funcionários e claro, para evitar fraudes.

À exceção do microempresário individual (MEI), todas as empresas que possuem CNPJ estão obrigadas a apresentar todos os anos a RAIS, ainda que não tenham mantido empregados ou que estejam inativas. Nesses casos, serão apresentadas as RAIS negativas, que contêm somente os dados da empresa e a informação de que não possuem empregados ou de que não estão em atividade.

Como saber se a sua RAIS foi corretamente declarada?

Você consegue consultar sua RAIS indo até o RH da sua empresa e solicitando uma cópia de sua declaração, você também consegue fazer essa consulta na Caixa Economica Federal ou pela forma mais simples de todas, fazendo a consulta diretamente pela internet. Logo abaixo te explicamos como!

🚨 Atenção empregado: A declaração RAIS é muito importante para você! Sem ela você pode perde seu direito de receber o Abono Salarial. Fique de olho!

Como consultar RAIS de um trabalhador pela internet

O trabalhador pode consultar as informações que o empregador informou a seu respeito pela internet através do site  ofical da RAIS.

Realizar a consulta é muito simples:

  1. Basta acessar o site oficial da Relação Anual de Informações Sociais.
  2. Clique na opção “SOBRE A RAIS” ou “DECLARAÇÃO JÁ ENTREGUE”.
  3. Em seguida selecione a opção “Consultar Trabalhador”.como consultar RAIS pelo internet passo a passo 2
  4. Agora é só informar o número de inscrição no PIS ou PASEP e o código da imagem que aparecerá. Finalmente clique em “Avançar”.como consultar RAIS pelo internet passo a passo 3
  5. Pronto! Os dados da RAIS aparecerão na tela seguinte, bem como a data que seu empregador efetuou a entrega da RAIS. Confira cada um deles.

Se encontrar alguma divergência, entre em contato com seu empregador o mais rápido possível para o que o erro seja corrigido. Se tudo estiver certo, basta imprimir a página, se for o caso.

RAIS 2017

O prazo de entrega em 2018 terminou em março para a RAIS 2017; portanto, se você não encontrou nada a seu respeito, verifique com o seu empregador, para que não seja prejudicado na hora de receber seu abono do PIS.

como consultar RAIS pelo internet passo a passo erro

RAIS 2018

O prazo de entrega em 2019 para a RAIS 2018 ainda não começou, mas fique de olho porque próximamente seram divulgadas as datas para a apresentação das declarações; lembre a o seu empregador que apresente a dia declaração em prazo para que não seja prejudicado na hora de receber seu abono do PIS.

Não sabe o número da sua inscrição no PIS/Pasep?

Se você não sabe o número do seu PIS, você pode consultá-lo em seu Cartão Cidadão (é o número do cartão), em um extrato FGTS, em sua carteira de trabalho ou pela internet, através do CPF.

Como saber o número do PIS pela internet passo a passo

  1. Para isso, basta acessar o portal do CNIS, clicar no item “cidadão”;

    Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet passo a passo
    Como saber o número do PIS ATUALIZADO
  2. Clique no menu “inscrição” e “filiado”;Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet
  3. Preencher os dados obrigatórios: seu nome completo, nome da sua mãe completo, data de nascimento e CPF.Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet
  4. Seu número do PIS será identificado em uma mensagem de erro.Como descobrir o número do PIS / PASEP pela Internet

Como fazer a consulta da RAIS de um trabalhador dos anos anteriores?

A consulta de RAIS dos anos anteriores é um pouco mais complicada, só pode ser feita pela empresa, através de um representante cadastrado, diretamente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para solicitar uma cópia de anos anteriores é necessário enviar um ofício ou carta digitalizada, com assinatura do responsável, para o e-mail rais.sppe@mte.gov.br.

Não recebi PIS esse ano. E por causa da RAIS?

porque nao recebo o pisAntes de reclamar com seu empregador por não ter conseguido sacar o PIS por causa da RAIS, é importante saber que existem duas possibilidades.

  • A primeira é não ter trabalhado durante 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano base.
  • A segunda possibilidade é não possuir os cinco anos de carteira assinada ou tê-los completado no ano do benefício. Ambos são requisitos essenciais para receber o PIS.

Porém se você cumpriu todos esses e os demais requisitos, as possibilidades mudam.

PIS não liberado por divergência na RAIS. Como resolver?

É comum o banco negar a liberação de saldo por qualquer erro que tenha sido cometido no envio da RAIS.

Caso você não esteja na lista de beneficiários por erro na transmissão da RAIS pelo seu empregador, ele deverá enviar um novo documento de retificação dos dados.

O envio da RAIS pelo empregador é obrigatório, e se ele deixar de cumprir o prazo ou omitir algum dado, estará sujeito ao pagamento de multa. Dessa maneira, se você deixar de receber, a recomendação é que se recorra a um advogado trabalhista, que lhe orientará sobre a melhor maneira de agir conforme sua situação.

Dúvidas?

ficou com duvidas sobre a RAIS?

A RAIS é uma importante ferramenta para as relações de trabalho e coleta de dados. Fique sempre atento às mudanças na legislação para não ser pego por nenhuma surpresa desagradável e esteja sempre atento a seus dados e informações.

Essas são todas as informações que você precisa para consultar RAIS pela internet e saber se sua declaração RAIS foi enviada corretamente dentro do prazo.

Ficou com alguma dúvida para consultar RAIS? Nosso conteúdo te ajudou? Deixe o seu comentário  logo abaixo e fale com a gente, mas  não deixe de navegar por nosso site e fique por dentro do Abono Salarial! 🙂

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação: ⤵

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...